Facebook Pixel

HearthStone: Heroes of Warcraft

A taverna está aberta!

Review por Tiago “Bola”

HearthStone é um jogo de cartas estratégico da Blizzard, lançado em 2014 e disponível para PC, Mac, celulares e tablets (Android e iOS). Nele a Blizzard conseguiu de forma simples e divertida trazer toda a nostalgia de jogos como Magic: The Gathering para o ambiente online competitivo.

Este jogo tem um grande diferencial comparado aos outros da Blizzard: é o primeiro jogo grátis e também disponível para celulares e tablets, mas como nem tudo são flores, infelizmente usuários Windows 10 Mobile estão fora dessa.

Como funciona o HearthStone?

O jogo é tão simples que você provavelmente vai gastar mais tempo lendo este post do que aprendendo a jogar. O jogo funciona em batalhas 1×1 (Player vs Player ou Player vs Ai) onde o objetivo é zerar a Vida do seu adversário. Para isso, o primeiro passo é você escolher seu herói, sendo nove tipos disponíveis. Como o próprio nome do jogo diz, são heróis do mundo de Warcraft. Cada herói tem um Poder Heroico que influencia bastante nas partidas.

Herois de HearthStone

Para jogar você utiliza um deck (conjunto de 30 cartas). Inicialmente o jogo te fornece alguns decks pré-definidos, mas com o tempo e prática em jogo você consegue melhorar os decks. A principio existem quatro tipos de cartas: Lacaios, Armas, Feitiços e Segredos. As cartas também tem a característica da qualidade, conjunto, etc., mas isso fica para mais tarde.

Partida de HearthStone

Cada lacaio tem suas próprias características, elas são: Vida, Ataque e Habilidades Especiais: Combo, Ultimo Suspiro, Grito de Guerra, Provocar, Investida, Passivas (que são ativadas de acordo com alguma condição) e Inspirar. Lacaios podem pertencer a uma raça, como Fera e Murloc, etc.

As armas são equipadas e se tornam ataques para os heróis, algumas tem habilidades especiais. Nem todos os heróis tem armas no momento (pelo menos não que eu tenha conhecimento). Armas são normalmente usadas nos heróis: Ladina, Caçador, Guerreiro e Paladino.

Tipos de Cartas - HearthStone

Feitiços são bem diversos, eles podem ser buffs temporários ou permanentes (alterações de características), feitiços de ataque (causam dano), feitiços de cura, evocação, dentre outros.

Segredos são bem divertidos, quando você coloca a carta em jogo, ela não faz nada a principio, mas tem uma condição para ser ativado e de acordo com suas jogadas podem fazer toda a diferença na partida.

A Blizzard fornece em seu site um guia de jogo bastante interessante. Vale a pena conferir.

Como consigo novas cartas em HearthStone?

Cartas são obtidas de diversas formas. Quando você inicia o jogo tem algumas cartas básicas e conforme for jogando os heróis vão evoluindo e você ganha novas cartas.

Ganhando partidas você adquire Ouro, que pode ser usado para comprar Pacotes. Cada pacote contem cinco cartas aleatórias. Concluindo etapas do Modo Aventura você também ganha algumas cartas.

Pacote de Cartas - HearthStone

Caso você receba cartas repetidas, você pode desencantar elas, transformando-as em Pó Arcano e utilizar este mesmo Pó para criar novas cartas. Cada carta tem um valor especifico em Pó Arcano, normalmente determinado pela “qualidade” da carta: Comum, Raro, Épico ou Lendário. Algumas vezes quando completamos uma raça como Murloc ou Piratas, ganhamos cartas bônus como recompensa.

Também existem cartas especificas para eventos e atualizações do jogo, como a Maldição de Naxxramas, que você ganha cartas quando prossegue pelo modo aventura. Este modo tem alguns desafios e recompensas bem divertidas, vale a pena conferir.

Quais são os modos de jogo?

A principio são três modos: Jogar (Casual ou Ranqueado), Modo Aventura (Praticar, Naxxramas, Montanha Rocha Negra, Liga dos Exploradores), Arena e Taverna.

Modo Ranqueado - HearthStone

O modo Jogar é o mais comum (Player vs Player), onde as pessoas jogam no casual para testar novos decks e no ranqueado para testar seus conhecimentos e conseguir um nível legal. Quando conseguimos ranque 20 em uma temporada (temporadas são mensais), você ganha um verso de carta exclusivo daquela temporada.

A Aventura é onde você joga contra a inteligencia artificial (Player vs Ai). Praticar, como o próprio nome diz, é onde você aprende a jogar antes de enfrentar novos players. Já a Maldição de Naxxramas, por exemplo, foi a primeira expansão do jogo que pode ser obtida com ouro coletado ganhando partidas ou dinheiro, inserindo créditos pela loja da Battle.net.

Modo Arena - HearthStone

Já no modo Arena a situação fica um pouco mais complicada. É um modo “pago”, você entra comprando sua entrada com 150 de ouro (ou dinheiro). Quando você entra, escolhe um Herói entre três disponíveis aleatoriamente e assim continua com as cartas, são exibidas três opções e você escolhe uma. Após formar um deck você inicia as batalhas. Na arena se você perder 3 vezes você sai dela, caso consiga 12 vitórias se consagra campeão. Sempre que participa você ganha um premio, que fica melhor de acordo com a quantidade de vitórias.

Na taverna toda semana tem uma aventura diferente com regras bem loucas. Quando você ganha uma partida na taverna leva um pacotes de cartas de brinde.

O jogo também conta com um sistema de “Missões” (Missões de Hoje), onde todos os dias ele te da uma nova missão, um desafio e uma boa recompensa se conseguir completar ele, por exemplo “Vencer cinco partidas com Guerreiro ou Paladino”. De certa forma estes desafios, mesmo sem perceber, fazem você se tornar um jogador melhor, pois você acaba jogando com todos heróis e conhecendo bastante o jogo.

Expansões de HearthStone

Atualmente (Março 2015) o HearthStone tem seis expansões, sendo 3 expansões somente de conjunto de cartas – Sussurros dos Deuses Antigos, O Grande Torneio e Goblins vs Gnomos – e 3 expansões de aventuras – Liga dos Exploradores, Montanha Rocha Negra e Maldição de Naxxramas – (como modo história).

Conclusão

Este é um dos jogos mais viciantes que conheci nos últimos tempos. Consegue ser muito simples mesmo tendo uma mecânica complexa. O nível de dificuldade e seleção dos jogadores online é muito bem feita, bem nivelado.

O jogo tem uma grande comunidade, várias pessoas tem canais no Twitch com transmissões ao vivo, inclusive em português! Temos diversos top players no Brasil que dão dicas sobre o jogo, Decks e informações muito detalhadas.

Site oficial.
Jogo Grátis. É necessário ter uma conta na Battle.net para jogar.

HearthStone: Heroes of Warcraft é gratuito. Acesse o site oficial para maiores informações de como baixar o jogo.

Adicionar Saldo

Para adicionar saldo a sua conta Battle.net, você deve abrir o app e clicar em “Loja”. O link para adicionar saldo está a sua direita, como demonstra a imagem abaixo.

Battle.net app - Loja Blizzard

Você tambem pode comprar diretamente as expansões pela Loja.

Hearthstone - Heroes of Warcraft - Capa do Jogo
Trailer
PC, Mobile
Card Game
Metacritic: 88
Dev: Blizzard Entertainment
Lançamento: Março de 2014
Classificação: LIVRE